PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTÂNCIA VELHA

SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE CONCURSO Nº70/07, DE 12 DE SETEMBRO DE 2007.

CONCURSO PÚBLICO Nº 02/07

 

ELIVIR DESIAM, Prefeito Municipal de Estância Velha, através da Secretaria da Admi­nistração, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 37 da Constitui­ção Federal e Lei Orgânica Municipal, TORNA PÚBLICO que realizará CON­CURSO PÚBLICO sob regime estatutário - Lei nº 1.041/90 e alterações, para provimento de vagas do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da empresa OBJETIVA CONCURSOS LTDA, o qual reger-se-á pelos Decretos nº 047/02 e 97/04 - Regulamento de Concursos, pelas Instruções Especiais contidas neste Edital e pelas demais disposições legais vigentes.

A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital e os demais editais, relativos às divulgações referentes às etapas deste Concurso Público dar-se-á com a afixação no Painel de Publicações do Município e/ou seus extratos serão  publicados em Jornal de circulação local ou regional. Também em caráter meramente informativo na internet, pelo site  www.objetivas.com.br.

 

É obrigação do candidato acompanhar todos os editais referentes ao andamento do presente Concurso Público.

 

CAPÍTULO I - DOS CARGOS E VAGAS

 

1.1. DAS VAGAS:

1.1.1. O concurso público destina-se ao provimento das vagas existentes, de acor­do com a tabela de cargos abaixo e ainda das que vierem a existir no prazo de validade do Concurso.

 

1.1.2. A habilitação no Concurso Público não assegura ao candidato a contratação imediata, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo as vagas exis­tentes, de acordo com as necessidades da Administração Municipal, respeitada a ordem de classificação.

 

1.1.3. Tabela de Cargos:

Cargos

Vagas

Escolaridade e/ou outros requisitos exigidos para o cargo na posse

Carga Horária Semanal

Vencimento

Setembro/07

Taxa de Inscrição

Agente de Combate a Endemias

03

- Haver concluído o Ensino Fundamental;

- Haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada oferecido pelo Município de Estância Velha.

40 horas

415,33

21,00

Motorista

01

4ª Série do Ensino Fundamental e CNH tipo ”D” (é obrigatória a apresentação da CNH quando da realização da Prova Prática - não serão aceitos protocolos ou encaminhamentos da mesma)

44 horas

539,49

27,00

Professor Área II - Ensino Fundamental Séries Finais nas seguintes disciplinas:

- Artes

- Ciências

- Educação Física (*)

- Geografia

- Historia

- Língua Portuguesa

- Matemática

 

 

 

01

01

CR(**)

01

01

CR(**)

01

Habilitação específica na disciplina obtida em Curso Superior de Licenciatura Plena

 

(*) Para o Professor de Educação Física registro no CREF/RS, conforme

Lei nº Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998.

(**) Cadastro de Reserva

 

20 horas

543,59

Acrescido de 40%

39,00

Telefonista/Recepcionista

01

Ensino Fundamental Completo

44 horas

655,34

33,00

 

Cargo

Agente Comunitário de Saúde

Escolaridade e/ou outros requisitos exigidos para o cargo

- Haver concluído o Ensino Fundamental.

- Haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada oferecido pelo Município de Estância Velha.

- Residir na área da comunidade em que escolher para atuar, conforme territorialização da saúde prevista no art. 2º da Lei Municipal nº1198, de 15/02/07.

Carga Horária

40 horas semanais.

Taxa de Inscrição

21,00 (vinte e um reais).

Vencimento/Set/2007

415,33 (quatrocentos e quinze reais e trinta e três centavos).

Vagas/área:

 

Área 01: 06 vagas

Delimitação da área de atuação:  ao Norte, pela Avenida Presidente Vargas; ao Sul, pela Rua Amandio Francisco Johann; ao Leste, pela Rua São Cristóvão e ao Oeste, pela BR 116.

Área 02: 06 vagas

Delimitação da área de atuação:   ao Norte, pela Rua São Cristóvão; ao Sul, pela Rua Rincão; ao Leste, pela Rua Portugal e ao Oeste, pela Rua Adriano Quadros Bittencourt.

Área 03: 06 vagas

Delimitação da área de atuação:   ao Norte, pela Rua Arlindo Frantz; ao Sul, pela Avenida Presidente Vargas; ao Leste, pela Rua Padre Luiz Weber e ao Oeste, pela Avenida 07 de Setembro.

Área 04: 07 vagas

Delimitação da área de atuação:  ao Norte, pela Rua Trajano Nunes Cardoso; ao Sul, pela Rua Ivoti; ao Leste, pela Rua Norma Winter e ao Oeste, pela Avenida Campo Grande ( até o semáforo).

Área 05: 03 vagas

Delimitação da área de atuação:  ao Norte, pela Rua Dona Amélia (incluindo o Loteamento Lencina); ao Sul, pela Rua Manoel Bandeira; ao Leste, pela Rua Casemiro Moreira e ao Oeste, pela BR 116.

Área 06: 04 vagas

Delimitação da área de atuação:  ao Norte, pela Avenida Perimetral; ao Sul, pela Rua Edvino Leuck; ao Leste, pela Rua A (Loteamento Schalemberg e Loteamento Von Mühlen) e ao Oeste, pelas Ruas Evaldo Metz e Eduardo Metz.

Área 07: 06 vagas

Delimitação da área de atuação:  ao Norte, pela Avenida Brasil; ao Sul, pela Travessa da Rua França (Loteamento Verdes Campos); ao Leste, pela Rua Portão e ao Oeste, pela Rua do Parque.

Área 10: 06 vagas

Delimitação da área de atuação:  ao Norte, pela Avenida 1º de Maio; ao Sul, pela Rua Walter Klein; ao Leste, pela Avenida 1º de Maio até a  Rua Portão e ao Oeste, pela Avenida 07 de Setembro até a Rua do Parque.

 

1.2. DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS:

 

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Descrição Sintética: desenvolver e executar ações de prevenção de doenças e promoção da Saúde, por meio das ações educativas e coletivas, preferencialmente nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente.

Descrição Analítica:

1 - No âmbito da mobilização social, integração entre a população e as equipes de saúde e do planejamento das ações: desenvolver ações que busquem a integração entre equipes de saúde a população adscrita à unidade básica de saúde, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividades; realizar, em conjunto com a equipe de saúde, atividades de planejamento e avaliação das ações de saúde no âmbito social de adscrição da unidade básica de saúde; desenvolver ações de promoção social e de proteção e desenvolvimento da cidadania no âmbito social e da saúde;

2 - No âmbito da promoção da saúde e prevenção de doenças, dirigidas a indivíduos, grupos específicos e a doenças prevalentes: desenvolver, em equipes, ações de promoção da saúde visando a melhoria da qualidade de vida, a gestão social das políticas  públicas de saúde e o exercício do controle da sociedade sobre o setor da saúde; desenvolver ações de prevenção e monitoramento dirigidas a grupos específicos e a doenças prevalentes, conforme definido no plano de ação da equipe de saúde e nos protocolos específicos da saúde pública; colaborar nas ações de vigilância em saúde; realizar levantamento de estudos, coleta de dados populacionais e estatísticas vitais;

3 - No âmbito da promoção, prevenção e monitoramento das situações de risco ambiental e sanitário: desenvolver ações de prevenção e monitoramento dirigidas às situações de risco ambiental e sanitário para a população, conforme plano de ação da equipe de saúde.

AGENTE DE COMBATE ÁS ENDEMIAS

Descrição Sintética: Exercer atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal de saúde.

Descrição Analítica:Utilizar instrumentos para vigilância, prevenção e controle de doenças; promover ações de educação para a saúde individual e coletiva; estimular a participação da comunidade nas açõesda saúde junto às famílias; participar em ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; e exercer outras funções correlatas, definidas em regulamento do Chefe do Poder Executivo vinculadas à área da saúde; realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento, vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde junto às famílias; participar em ações que fortaleçam os elos entre o setor de saúde e outras políticas que promovam a qualidade de vida; e exercer outras funções correlatas, definidas em regulamento do Chefe do Poder Executivo.

MOTORISTA: Atribuições: Conduzir e zelar pela conservação de veículos automotores em geral, comunicar qualquer defeito porventura existente; manter os veículos em perfeitas condições de funcionamento, auxiliar médicos e enfermeiros na assistência a pacientes, conduzindo caixa de medicamentos, tubos de oxigênio, macas, etc.; operar rádio transceptor, executar tarefas afins.

PROFESSOR (todos)

Descrição Sintética: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as operações inerentes ao processo ensino-aprendizagem; contribuir para o aprimoramento da qualidade de ensino; supervisão e orientação educacional no âmbito de cada escola, com a formação profissional específica.

Descrição Analítica: Elaborar e cumprir o plano de trabalho segundo a proposta pedagógica da escola; levantar e interpretar dados relativos à realizada de sua classe; zelar pela aprendizagem do aluno; estabelecer os mecanismos de avaliação; implementar estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; organizar registros de observação dos alunos; realizar trabalho integrado com o apoio pedagógico; participar dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos; colaborar com as atividades e articulação da escola com as famílias e a comunidade; integrar órgãos complementares da escola; executar tarefas afins com a educação.

TELEFONISTA/RECEPCIONISTA: Atribuições:  Operar mesa e aparelhos telefônicos e mesa de ligação; estabelecer comunicações internas locais ou interurbanas; vigiar e manipular permanentemente painéis telefônicos; receber chamadas para atendimentos urgentes de ambulâncias, comunicando-se através de rádio PX, registrando dados de controle; responsabilizar-se pela manutenção e conservação do equipamento utilizado; recepcionar o público, solucionando pequenos problemas ou dificuldades que estiverem ao seu alcance prestando informações e encaminhando-os aos órgãos competentes; afixar avisos, editais e outros informes de interesse público; executar tarefas afins. Especial: o exercício do cargo poderá exigir a prestação de serviços aos sábados, domingos e feriados; sujeito a plantões e escala de revezamento; atendimento ao público, inclusive à noite.

 

CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES

 

2.1. A inscrição no Concurso Público implica, desde logo, o conhecimento e tácita aceitação pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital.

 

2.2. Os candidatos poderão inscrever-se em mais de um cargo, desde que observados os horários de aplicação da prova escrita, conforme segue:

 - Manhã: Professor Área II para  todas as disciplinas e Agente Comunitário de Saúde;

 - Tarde:  Telefonista/Recepcionista, Agente de Combate as Endemias e Motorista

Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, a inscrição será por área de atuação.

 

2.3. São requisitos para ingresso no serviço público, a serem apresentados quando da posse:

a)                           Estar devidamente aprovado em todas as fases e/ou etapas do concurso público e classificado dentro das vagas estabelecidas neste Edital.

b)                           Ser brasileiro de acordo com o que dispõe o artigo 12 da Constituição Federal de 1988.

c)                           Ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da posse.

d)                           Estar quite com as obrigações eleitorais e militares (esta última para candidatos do sexo masculino).

e)                           Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

f)                             Possuir habilitação para o cargo pretendido, conforme o disposto na tabela de cargos, na data da Posse.

g)                           Candidatos portadores de necessidades especiais  –  verificar Capítulo próprio, neste Edital.

 

2.3.1. ATENÇÃO: O candidato, por ocasião da POSSE, deverá comprovar todos os requisitos acima elencados. A não apresenta­ção dos comprovantes exigidos, tornará sem efeito a aprovação obtida pelo candidato, anulando-se todos os atos ou efeitos decorrentes da inscrição no Con­curso.

 

2.4. PERÍODO: 18/09/2007 a 04/10/2007

 

2.5. DA INSCRIÇÃO PELA INTERNET (não presencial):

 

2.5.1. As inscrições via Internet poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 18 de setembro de 2007 até às 23h do dia 04 de outubro de 2007, pelo site www.objetivas.com.br

 

2.5.2. A OBJETIVA não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamentos de linha, ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

 

2.5.3. Após o preenchimento do formulário eletrônico, o candidato deverá imprimir o documento para o pagamento da taxa de inscrição. Este será o seu registro provisório de inscrição.

 

2.5.4. O pagamento da taxa de inscrição feita pela Internet deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de auto-atendimento, até o dia 05 de outubro de 2007, com o boleto bancário impresso ( NÃO será aceito pagamento por meio de depósito ou transferência entre contas).

 

2.5.5. A OBJETIVA, em nenhuma hipótese, processará qualquer registro de pagamento com data posterior ao dia 05 de outubro de 2007.  As solicitações de inscrições realizadas com pagamento após esta data não serão acatadas.

 

2.5.6. O candidato terá sua inscrição homologada somente após o recebimento, pela empresa OBJETIVA CONCURSOS LTDA, através do banco, da confirmação do pagamento de sua taxa de inscrição, no valor estipulado neste Edital. Como todo o procedimento é realizado por via eletrônica, o candidato NÃO deve remeter à OBJETIVA cópia de sua documentação, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos dados no ato de inscrição, sob as penas da lei e da sua apresentação quando da posse no cargo.

 

 

2.5.7. Os candidatos que fizerem sua inscrição pela Internet, pessoas com deficiência, deverão verificar Capítulo próprio neste Edital, para encaminhamento de documentos necessários.

 

Caso o Candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para acesso, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, no horário das 8h às 10h30min e das 14h às 16h, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, sita na Presidente Lucena, 3585, Centro – Estância Velha/RS, no período de 18/09/2007 a 04/10/2007.

 

2.6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO:

 

2.6.1. Não serão aceitas inscrições: com falta de documentos; por via postal; por telex ou via fax; e-mail; extemporâneas e/ou condicionais.

 

2.6.2. Antes de efetuar o recolhimento da taxa, o candidato deverá certificar-se de que possui todas as condições e pré-requisitos para inscrição. Não haverá devolução da taxa de Inscrição, salvo se for cancelada a realização do Concurso Público.

 

2.6.3. São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Públicas, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte brasileiro, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997).

 

2.6.4. Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais, sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis,  não-identificáveis ou danificados.

 

2.6.5. Para efetivar sua inscrição, é imprescindível que o candidato possua número de CPF – Cadastro de Pessoa Física, regularizado.

 

2.6.6. O candidato que não possuir CPF deverá solicitá-lo nos postos credenciados - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios ou Receita Federal, em tempo de conseguir o registro e o respectivo número antes do término do período de inscrições.

 

2.6.7. Terá sua inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que utilizar o CPF de terceiro.

 

2.6.8. Após  o encerramento do período de inscrições, não serão aceitos pedidos de alterações das opções de cargo.

 

2.6.9. As informações prestadas na ficha de inscrição na Internet, bem como o preenchimento dos requisitos exigidos serão de total responsabilidade do candidato ou seu procurador.

 

2.6.10. TÍTULOS –  Todos os candidatos, exceto MOTORISTA, que tiverem interesse em concorrer à prova de títulos, segunda etapa deste Concurso Público, deverão entregar seus títulos,  conforme determinado no Capítulo VI deste Edital.

 

2.7. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

 

2.7.1. Em 26/10/2007 será divulgado edital de homologação das inscrições.

 

2.7.2. O candidato deverá acompanhar esse edital; bem como a relação de candidatos homologados para confirmar sua inscrição; caso sua inscrição não tenha sido homologada ou processada, o mesmo não poderá prestar provas, podendo impetrar pedido de recurso, conforme determinado neste Edital.

 

2.7.3. Se mantida a não homologação ou o não processamento, o candidato será eliminado do Concurso, não assistindo direito à devolução da taxa de inscrição.

 

2.7.4. O candidato terá acesso ao edital de homologação, com a respectiva relação de  inscritos, diretamente pelo site www.objetivas.com.br ou no Painel de Publicações do Município.

 

CAPÍTULO III - DAS  DISPOSIÇÕES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

3.1. Às pessoas portadoras de necessidades especiais, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% (cinco por cento) das vagas para cada cargo, de acordo com o artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Lei Municipal n° 1041/90.

 

3.2. O candidato ao inscrever-se nesta condição, deverá escolher o cargo a que concorre e marcar a opção “Pessoas com Deficiência”, bem como deverá entregar na Procuradoria Geral do Município, sita na Presidente Lucena, 3454, Centro – Estância Velha/RS, até a data de encerramento das inscrições ou encaminhar, via postal, até o 1º dia útil após o encerramento das inscrições, para o endereço da OBJETIVA CONCURSOS LTDA - Rua Casemiro de Abreu, 347 - Bairro Rio Branco - CEP 90.420.001 - Porto Alegre/RS os seguintes documentos:

 

a)                           laudo médico (original ou cópia legível autenticada) emitido há menos de um ano  atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID,  bem como da  provável causa da deficiência.

b)                           requerimento, solicitando vaga especial, constando o tipo de deficiência e a necessidade de condição ou prova especial, se for o caso (conforme modelo Anexo IV deste Edital). O pedido de condição ou prova especial, formalizado por escrito à empresa executora, será examinado para verificação das possibilidades operacionais de atendimento, obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

 

3.3. Caso o candidato não encaminhe o laudo médico e o respectivo requerimento, até o prazo determinado, não será considerado como pessoa com deficiência para concorrer às vagas reservadas, não tendo direito à vaga especial, bem como à prova especial, seja qual for o motivo alegado, mesmo que tenha assinalado tal opção na Ficha de Inscrição.

 

3.4. Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

 

3.5. Os candidatos inscritos nessa condição participarão do concurso público em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere às provas aplicadas, ao conteúdo das mesmas, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos, resguardadas as condições especiais previstas na legislação própria.

3.6. Os candidatos aprovados no concurso público serão submetidos a exames médicos e complementares, que irão avaliar a sua condição física e mental.

 

3.7. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância da ordem classificatória.

 

3.8. A publicação do resultado final do concurso público será feita em duas listas, contendo a primeira, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a das pessoas com deficiência e a segunda somente a pontuação destes últimos e ainda para o cargo de Agente Comunitário de Saúde a classificação obedecerá a área de atuação.

 

CAPÍTULO IV - DAS PROVAS

 

4.1. Para todos os cargos, o Concurso constará de PROVA ESCRITA, de caráter eliminatório/classificatório, em primeira etapa, com questões objetivas, de múltipla escolha, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições dos cargos.

 

4.2. Serão considerados aprovados em PRIMEIRA ETAPA e/ou HABILITADOS à etapa seguinte, os candidatos, que atingirem média final igual ou superior a 50% dos pontos na prova escrita.

 

4.3. PROVA  DE TÍTULOS Para os cargos de PROFESSOR (todos), AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, AGENTE DE COMBATE ÁS ENDEMIAS, desde que habilitados nas provas eliminatórias, haverá PROVA  DE TÍTULOS de caráter classificatório, conforme determinado neste Edital.

 

4.4. CONTEÚDOS E PONTUAÇÃO

CARGO

PROVA

DISCIPLINA

N° Questões

Valor por questão

PESO TOTAL

TABELA A

Agente Comunitário de Saúde

Agente de Combate ás Endemias

Escrita

 

 

 

 

 

Títulos

Português

Legislação e Conhecimentos Específicos

10

30

1,5 0

2,50

15,00

75,00

 

 

 

 

10,00

TABELA B

Motorista

Escrita

 

 

 

 

Prática

Português

Legislação

10

20

1,00

2,00

10,00

40,00

 

 

 

50,00

TABELA C

Professor Área II - Ensino Fundamental Séries Finais (todas as disciplinas)

Escrita

 

 

 

 

 

 

Títulos

Português

Legislação/Estrutura e Func. de Ensino

Didática

Conhecimentos específicos

 

10

10

 

10

10

2,00

1,75

 

2,25

3,00

20,00

17,50

 

22,50

30,00

 

 

10,00

TABELA D

Telefonista/Recepcionista

Escrita

 

 

 

Títulos

Português

Legislação e Conhecimentos Específicos

10

30

1,50

2,50

15,00

75,00

 

 

10,00

 

4.5. Os pontos por disciplina correspondem ao número de acertos multiplicado pelo peso  de cada questão da mesma. A NOTA DA PROVA ESCRITA será o somatório dos pontos obtidos em cada disciplina.

 

4.6. Não haverá prova fora do local designado, nem em datas e/ou horários diferentes. Não será admitido à prova, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da mesma; em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado.

 

4.7. O ingresso na sala de provas só será permitido ao candidato que apresentar o documento de identidade que originou a inscrição e o documento de inscrição no Concurso Público, podendo, a critério da organização do presente Concurso, ser dispensada a apresentação do documento de inscrição, desde que comprovada a efetiva inscrição do candidato.

 

4.8. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização da prova, os documentos originais, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo 30 (trinta) dias, ocasião em que poderá ser submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.

 

4.9. A identificação especial também poderá ser exigida do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

 

4.10. No recinto de provas não será permitido ao candidato entrar ou permanecer com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, etc.). Caso o candidato leve arma ou qualquer aparelho eletrônico, deverá depositá-lo na Coordenação, exceto no caso de telefone celular que deverá ser desligado e poderá ser depositado junto à mesa de fiscalização até o final das provas. O descumprimento desta determinação implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se como tentativa de fraude.

 

4.11. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova. Não haverá compensação do tempo de amamentação ao tempo da prova da candidata.

 

4.12. Será excluído do processo seletivo o candidato que:

a)                           tornar-se culpado por incorreção ou descortesia para com qualquer dos fiscais, executores e seus auxiliares ou autoridades presentes;

b)                           for surpreendido, durante a realização da prova, em comunicação com outro candidato ou terceiros, bem como utilizando-se de livros, notas, im­pressos ou equipamentos não permitidos;

c)                           afastar-se do recinto da prova sem o acompanhamento do fiscal.

 

4.13. Candidatos com deficiência – ver Capítulo próprio sobre solicitação de condição ou prova especial (caso necessário).

 

4.14. As solicitações de condições especiais, bem como de recursos especiais, serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

 

4.15. A identificação correta do dia, local e horário da realização das provas, bem como seu comparecimento, é de responsabilidade exclusiva do candidato.

 

4.16 Não será admitido às provas, o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da prova; em nenhuma hipótese haverá segunda chamada, seja qual  for o motivo alegado.

 

 CAPÍTULO V - DA PROVA ESCRITA

 

5.1. A Prova Escrita,  para todos os cargos será aplicada  em 10/11/2007, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 26/10/2007.

 

5.2. O Município, reserva-se o direito de indicar nova data para a realização da Prova Escrita, em caso de necessidade de alteração desta já publicada, mediante publicação em jornal de circulação local, com antecedência mínima de 8 (oito) dias da realização das mesmas.

 

5.3. Os programas e/ou referências bibliográficas da prova escrita de cada cargo, são os constantes no ANEXO I do presente Edital.

 

5.4. O tempo de duração da prova escrita será de até 3 horas.

 

5.5. Desde já, ficam os candidatos convocados a comparecerem com antecedência de 1 (uma) hora ao local das provas, munidos de caneta esfe­rográfica azul ou preta ponta grossa

 

5.6. Durante as provas, não será permitida comunicação entre candidatos, nem a utilização de máquina calculadora e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

 

5.7. O caderno de questões é o espaço no qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura em qualquer folha, EXCETO  no CARTÃO DE RESPOSTAS.

 

5.8. O CARTÃO DE RESPOSTAS é o único documento válido para correção eletrônica, devendo ser preenchido com bastante atenção. Ele não pode ser substituído, tendo em vista sua codificação, sendo o candidato o único responsável pela entrega do mesmo devidamente preenchido e assinado. A não entrega do cartão de respostas implicará na automática eliminação do candidato do certame.

 

5.9. Será atribuída nota 0 (zero) à resposta que, no cartão de respostas estiver em desconformidade com as instruções, não estiver assinalada ou que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda, rasura ou alternativa marcada a lápis, ainda que legível.

 

5.10. Em nenhuma hipótese, será considerado para correção e respectiva pontuação o caderno de questões.

 

5.11. O candidato, ao terminar a prova escrita, devolverá ao fiscal da sala, juntamente com o cartão de respostas, o caderno de questões, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo no Município.

 

5.12. Será permitido aos candidatos copiar seu cartão de respostas, para conferência com o gabarito oficial.

 

5.13. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais não serão fornecidas cópias das provas a candidatos ou instituições de direito público ou privado, mesmo após o encerramento do Processo.

 

5.14. Na mesma data da prova escrita ou em data a ser informada quando da prova escrita, os candidatos interessados poderão ter vista da prova padrão, sob fiscalização.

 

5.15. Ao final da prova escrita, os três últimos candidatos deverão permanecer no recinto, a fim de acompanhar os fiscais até a coordenação para o lacre dos envelopes, sendo liberados quando concluído.

 

 

CAPÍTULO VI - DA PROVA DE TÍTULOS

Para todos os cargos, exceto Motorista.

 

6.1. Os candidatos, aprovados na primeira etapa, deverão enviar por  SEDEX, para o endereço da OBJETIVA CONCURSOS LTDA - Rua Casemiro de Abreu, 347 - Bairro Rio Branco - CEP 90.420.001 - Porto Alegre/RS, desde que tenham sido respeitadas as normas deste Capítulo e postados até às 17 horas do último dia do prazo fixado em edital para envio dos mesmos. Não serão recebidos títulos em outra ocasião.

 

6.2. Essa Prova será somente classificatória, sendo que o candidato aprovado/habilitado que deixar de entregar seus títulos não terá somados os pontos correspondentes a essa etapa, mas não ficará eliminado do concurso, pela não entrega.

 

6.3. GRADE DE PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS:

Itens               

Pontuação

1. Pós graduação                          Especialização ou  Mestrado

   (todos concluídos)                       

3,0

 

2. Título de formação de nível médio (concluído)

     Curso superior  e/ou Licenciatura Plena – (concluído)

     Exceto o curso de exigência do cargo

1,5

2,0

3. Cursos, Seminários, Jornadas, Treinamentos, Oficinas, Worshops, Simpósios, Congressos, etc.. desde que relacionados com o cargo de inscrição e com data de emissão do comprovante dentro dos últimos cinco anos, contados da data de abertura das inscrições, de acordo com o descrito abaixo:

I. A partir de  20 horas, podendo somar até o máximo de 5 pontos neste item

 

 

 

1,5

4. Artigos publicados em jornais ou revistas (máximo de 05)

0,5

5. Máximo de 10 (dez) pontos nesta prova  e máximo de 10 (dez)  títulos por candidato (exceto artigos publicados)

6. O curso de exigência do cargo não será utilizado para pontuação. Títulos de formação de nível médio e superior, além do de exigência terão pontuação conforme item 1 e 2. Títulos de formação de nível médio somente serão pontuados para os cargos em que a escolaridade mínima exigida não seja nível superior.

7. Títulos sem conteúdo especificado não serão pontuados, caso não se possa aferir a relação com o cargo.

8. Para comprovação do item 3 desta Grade, o comprovante deverá ser diploma, certificado de conclusão do curso, declaração ou atestado, em papel com timbre da entidade promotora, devendo ser expedido pela mesma.  Não serão pontuados boletim de matrícula, histórico escolar ou outra forma que não a determinada acima, não devendo o candidato entregar documentos que não estejam na forma exigida.

 9. Os diplomas de Graduação – curso superior ou licenciatura plena e os de pós-graduação em nível de especialização ou mestrado  devem estar devidamente registrados e para estes não serão aceitos históricos escolares, declarações ou atestados de conclusão do curso ou das respectivas disciplinas.

10. Cursos com carga horária definida em dias ou meses serão considerados na seguinte proporção: 01 dia: 08 horas - 01 mês: 80 horas.

11. Cursos sem carga horária definida não receberão pontuação.

12. Cursos de língua estrangeira, relações humanas e informática serão pontuados para todos, quando apresentados, dentro do disposto no item 3, onde será inserido.

13. Os documentos, em língua estrangeira, de cursos realizados, somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa, por tradutor juramentado e revalidados por instituição brasileira.

14. Não serão pontuados títulos relativos a quaisquer serviços prestados, remunerados ou não, inclusive tempo de serviço público ou privado, estágios ou monitorias, bem como participação em cursos, simpósios, congressos, etc. como docente, palestrante ou organizador.

 

6.4. APRESENTAÇÃO DOS TÍTULOS:

 

6.4.1. Os títulos deverão ser apresentados em cópias autenticadas em tabelionato ou por servidor do município de Estância Velha integrante da Comissão Executiva,em local a ser divulgado, e após encaminhados via SEDEX, para a OBJETIVA CONCURSOS LTDA, no endereço referido no item 6.1 deste Edital. Todos deverão estar em folhas devidamente rubricadas e numeradas, pelo próprio candidato.

 

6.4.2. Juntamente com os títulos, deverá ser apresentada relação dos mesmos, em formulário próprio, conforme modelo anexo a este edital. Esta  relação será preenchida em duas vias; destas, uma deverá ficar com o candidato e a outra será encaminhada à Banca Avaliadora da OBJETIVA CONCURSOS LTDA.

 

6.4.3. Na relação dos títulos, o candidato declarará expressamente o curso que possui ou que esteja em andamento, como requisito de habilitação para o cargo, devendo anexar seu comprovante junto aos demais títulos. Caso o curso de habilitação esteja em andamento, poderá ser apresentado atestado da Instituição responsável pela formação.

 

6.4.4. Os títulos e respectiva relação serão entregues em envelope, devidamente identificado com seu nome, número de inscrição e cargo.

 

6.4.5. Os documentos comprobatórios de títulos não podem apresentar rasuras, emendas ou entrelinhas.

 

6.4.6. O candidato que possuir alteração de nome (casamento, separação, etc...) deverá anexar cópia do documento comprobatório da alteração sob pena de não ter pontuados títulos com nome diferente da inscrição e/ou identidade.

 

6.4.7. Comprovada em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos do candidato, bem como encaminhamento de um mesmo título em duplicidade, com o fim de obter dupla pontuação,  o candidato terá anulada a totalidade de pontos desta prova. Comprovada a culpa do candidato este será excluído do concurso.

 

6.4.8. Não serão recebidos títulos de eventos datados anteriormente ao disposto na grade, bem como não serão pontuados os títulos que excederem ao máximo em quantidade e pontos, conforme disposição supra.

 

CAPÍTULO VII -   DOS RECURSOS

 

7.1. Será admitido recurso quanto:

a)                           Ao indeferimento/não processamento de inscrição;

b)                           À formulação das questões, respectivos quesitos e gabarito das mesmas;

c)                           Aos resultados parciais e finais do Concurso Público.

 

7.2. Todos os recursos, deverão ser interpostos até 2 (dois) dias úteis, a contar da divulgação por edital, de cada evento.

 

7.3. Os recursos que forem apresentados deverão obedecer rigorosamente os preceitos que seguem e serão dirigidos à Objetiva Concursos Ltda, empresa designada para realização do concurso.

 

7.4. Os mesmos deverão ser protocolados junto à Prefeitura Municipal, no prazo marcado por Edital, na forma de requerimento, conforme modelo Anexo II deste Edital e deverão conter os seguintes elementos:

a)                           Nome do Candidato;

b)                           Concurso de referência - Órgão/Município;

c)                           Cargo ao qual concorre;

d)                           Circunstanciada exposição a respeito das questões, pontos ou títulos, para as quais, em face às normas do certame, contidas no Edital, da natureza do cargo a ser provido ou do critério adotado, deveria ser atribuído maior grau ou número de pontos;

e)                           Razões do pedido de revisão, bem como o total dos pontos pleiteados.

 

7.5. Não se conhecerão os recursos que não contenham os dados acima e os fundamentos do pedido, inclusive os pedidos de simples revisão da prova ou nota.

 

7.6. Serão desconsiderados os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, fax ou meio eletrônico (e-mail) ou em desacordo com este Edital.

 

7.7. Em caso de haver questões que possam vir a ser anuladas por decisão da Comissão Executora do Concurso, as mesmas serão consideradas como respondidas corretamente por todos candidatos, independente de terem recorrido.

 

7.8. Se houver alguma alteração de gabarito oficial, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com a alteração.

 

 

CAPÍTULO VIII - DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

 

8.1. A nota final, para efeito de classificação dos candidatos, será igual à soma das notas obtidas na prova escrita, prática  e prova de títulos, conforme aplicada ao cargo.

 

8.2. A lista final de classificação do Concurso apresentará apenas os candidatos aprovados por cargo.

 

8.3. Os candidatos aprovados serão classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos.

 

8.4. Na hipótese de igualdade no total de pontos entre os aprovados, o desempate de notas processar-se-á com os seguintes critérios:

8.4.1. O primeiro critério de desempate será o candidato com idade mais elevada, de acordo com as disposições da Lei 10741/2003 - Estatuto do Idoso, Art.1º, que assegura às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, combinado com o Art. 27 Parágrafo Único que estabelece o primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

8.4.2. Para os cargos da Tabela A:

a)                           obtiver maior nota na prova escrita;

b)                           obtiver maior nota em conhecimentos específicos;

c)                           o  primeiro que se inscreveu.

 

 8.4.3. Para os cargos da Tabela B:

a)                           obtiver maior nota na prova escrita;

b)                           obtiver maior nota em legislação;

c)                           o  primeiro que se inscreveu.

 

8.4.4. Para os cargos da Tabela C:

a)                             obtiver maior nota na prova escrita;

b)                             obtiver maior nota em conhecimentos específicos;

c)                             obtiver maior nota em didática;

d)                             obtiver maior nota em português;

e)                             o  primeiro que se inscreveu.

 

8.4.5. Para os cargos da Tabela D:

a)                           obtiver maior nota na prova escrita;

b)                           obtiver maior nota em legislação e conhecimentos específicos;

c)                           o  primeiro que se inscreveu.

 

CAPÍTULO IX - DO PROVIMENTO DOS CARGOS

 

9.1. O provimento dos cargos obedecerá, rigorosamente, à ordem de classifica­ção dos candidatos aprovados. Para o cargo de Agente Comunitário de Saúde,  a classificação será por área de atuação.

 

9.2. O candidato aprovado obriga-se a manter atualizado seu telefone e endereço junto ao órgão promotor do concurso.

 

9.3. Os candidatos aprovados  nomeados no serviço público municipal  terão o prazo máximo de 10 (dez)  dias contados da publicação do Ato de nomeação para tomar posse e 02 (dois) para entrar em exercício, contados da data da posse. Será tornado sem efeito o Ato de nomeação se não ocorrer a posse e/ou exercício nos prazos legais, sendo que  o candidato perderá automaticamente a vaga, facultando ao Município o direito de convocar o próximo candidato por ordem de classificação.

 

9.4. Caso o candidato não deseje assumir de imediato, poderá, mediante  re­querimento próprio, solicitar para passar para o final da lista dos aprovados e, para concorrer,  observada sem­pre a ordem de classificação e a validade do  Concurso, a novo chamamento uma só vez.

 

9.5. O Concurso terá validade por 2 (dois) anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a  critério do Órgão promotor do Concurso.

 

9.6. Ficam advertidos os candidatos de que, no caso de nomeação, a posse no cargo só lhes será deferida no caso de exibirem:

a)                           A documentação comprobatória das condições previstas no Capítulo II - item 2.3, deste Edital acompanhada de fotocópia. 

b)                           Atestado de boa saúde física e mental a ser fornecido, por Médico ou Junta Médica do Município ou ainda,  por esta designada, mediante exame médico, que comprove aptidão necessária para o exercício do cargo, bem como a compatibilidade para os casos de deficiência física.

c)                           Declaração negativa de acumulação de cargo, emprego ou função pública, conforme disciplina a Constituição Federal/1988, em seu Artigo 37, XVI e suas Emendas.

 

9.7. A não apresentação dos documentos acima, por ocasião da posse, implicará na impossibilidade de aproveitamento do candidato aprovado, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da inscrição no Concurso.

 

9.8. Os candidatos com deficiência, se aprovados e classificados, serão submetidos a uma Junta Médica Oficial para a verificação da deficiência, bem como da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo.

 

CAPÍTULO X - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

10.1. Os candidatos, desde já ficam cientes das disposições constitucionais, especialmente Art. 40,  § 1º - III, que determina a obrigatoriedade de cumprimento do tempo mínimo de 10 anos de efetivo exercício no serviço público e 5 anos no cargo efetivo, para fins de aposentadoria, observadas as demais disposições elencadas naquele dispositivo.

 

10.2. Qualquer irregularidade eventualmente ocorrida no presente concurso, poderá ser denunciada ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, na forma da Lei nº 9478/91.

 

10.3. A inexatidão das informações, falta e/ou irregularidades de documentos, ainda que verificadas posteriormente, eliminarão o candidato do Concurso, anulan­do-se todos os atos decorrentes da inscrição.

 

10.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo Órgão promotor, em conjunto com a empresa responsável pela realização do Concurso público.

 

10.5. Faz parte do presente Edital:

        Anexo I - Conteúdos Programáticos e/ou Referências Bibliográficas;

        Anexo II - Modelo de Formulário de Recurso;

        Anexo III -  Modelo de Relação de Títulos;

        Anexo IV - Modelo de Requerimento – Pessoas com Deficiência.

 

Estância Velha, 12 de setembro de 2007.

                                                           

 

 

          ELIVIR DESIAM                                                                                                 

                                                                                                        Prefeito Municipal

Registre-se e publique-se

 

Pedro Engelmann

Secretário da Administração


 

ANEXO I

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E/OU REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

 

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE e AGENTE DE COMBATE A ENDEMIAS

 

PORTUGUÊS – Comum a ambos

Conteúdo:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal e crase. 5) PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: uso do porquê, que/quê, onde/aonde, mal/mau, senão/se não, ao encontro de/de encontro a, afim/a fim, demais/de mais, a/há, acerca de/há cerca de, ao invés de/em vez de, à-toa/à toa, dia-a-dia/dia a dia, tampouco/tão pouco, mas/mais, a par/ao par, cessão/sessão/secção e uso do hífen.

 

LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS

Conteúdo:

Concepção Saúde-doença; Fatores de Risco; Área de Risco; Sanemaneto; Epidemiologia;  Vigilância em Saúde; Endemias: definição, histórico, fatores que favorecem o desenvolvimento das endemias, vias de transmissao de agentes de doenças infecciosas, algumas das principais endemias no Brasil; Ética; Ética e Comunidade; Relações Humanas; O Ator Social na Comunidade; Educação e Saúde; Histórico e Concepção da Saúde; Legislação.

Referências Bibliográficas:                           

- SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESTÂNCIA VELHA – Polígrafo Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Atores Sociais – Estância Velha, 2007; Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital;

- LEI Nº 10.741, DE 01/10/2003  - Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.  Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm

- LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm

- LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

- LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm

- Lei Municipal n° 1.041/90 e alterações –  (Art. 151 a 182) – Regime Juridico Único dos Servidores Municipais. Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital.

 

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Conteúdo:

- Estado, sociedade e políticas sociais: A formação da sociedade humana ao longo da história;

- A Estratégia de Saúde da Família: Saúde e Comunidade; Estratégia de Saúde da Família, Unidade de Saúde da Família; O Agente Comunitario de Saúde; A Visita Domiciliar no contexto da família; Fatores de Risco; Área de Risco, Saneamento;

- Trabalho em Equipe: O trabalho em equipe; sistema de informação da Atenção Básica (SIAB) como instrumento de trabalho em equipe na estratégia de saúde da família; outros sistemas de registro de informações em saúde; epidemiologia;

- Educação e Comunicação em Saúde: Educação em Saúde;

- Etica e Relações Humanas: Ética e relações humanas; ética e comunidade; relações humanas e a ética no trabalho; relações humanas; barreiras na comunicação; comunicação; representações da saúde e doença; definições culturais e anatomia e fisiologia; o ator social na comunidade; ética profissional; concepção saúde e doença;

- Sistema Municipal de Saúde de Estância Velha: Memória da saúde; estrutura atual do Sistema Municipal de Saúde;

- Políticas de Saúde Pública;

- Legislação.

 

Referências Bibliográficas:

- SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ESTÂNCIA VELHA – Polígrafo Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Atores Sociais – Estância Velha, 2007; Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital;

- LEI Nº 10.741, DE 01/10/2003  - Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.  Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm

- LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm

- LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

- LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm

- Lei Municipal n° 1.041/90 e alterações –  (Art. 151 a 182) – Regime Juridico Único dos Servidores Municipais. Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital.

 

MOTORISTA

 

PORTUGUÊS   

Conteúdo:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões. Sinonímia e antonímia. Vocabulário. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: vogais e consoantes. Encontros vocálicos e consonantais. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigo, verbo, pronome e numeral. Classificação e flexões. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Tipos de frases: afirmativas, negativas, interrogativas, imperativas e optativas. Concordância verbal e nominal. Pontuação. 5) PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: por que/porque, mal/mau e mas/mais.

 

LEGISLAÇÂO

Conteúdo:

1)Legislação (Código de Trânsito Brasileiro  e Resoluções do Contran). 2)Conhecimento teórico de primeiros socorros, restrito apenas às exigências do Contran ou órgão regulamentador de trânsito.

Referências Bibliográficas:

- Código de Trânsito Brasileiro – Lei n° 9.503 de 23/09/1997. Versão eletrônica no site  http://www.denatran.gov.br/ctb.htm

- Resoluções do Contran.  Versão eletrônica no site  http://www.denatran.gov.br/resolucoes.htm

- Lei Municipal n° 1.041/90 e alterações –  (Art. 151 a 182) – Regime Juridico Único dos Servidores Municipais. Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital.

-  Manuais, livros ou revistas sobre os conteúdos indicados.

 


 

 

 

PROFESSOR ÁREA II – ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS

PORTUGUÊS – Comum a todos

Conteúdo:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase. 5) PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: uso do porquê, que/quê, onde/aonde, mal/mau, senão/se não, ao encontro de/de encontro a, afim/a fim, demais/de mais, a/há, acerca de/há cerca de, ao invés de/em vez de, à-toa/à toa, dia-a-dia/dia a dia, tampouco/tão pouco, mas/mais, a par/ao par, cessão/sessão/secção e uso do hífen.

 

 

LEGISLAÇÃO, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE ENSINO – Comum a todos

Referências Bibliográficas:

- Lei nº 8.069/90. Estatuto Da Criança e do Adolescente - ECA. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

- Lei nº 9.394/96 e alterações. Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

- Lei Municipal n° 1.041/90 e alterações –  (Art. 151 a 182) – Regime Juridico Único dos Servidores Municipais. Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital.

- Lei Municipal nº 755/2002, de 19 de dezembro de 2002. Institui o plano de carreira do magistério público municipal e dá outras providências. Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital.

- Lei Municipal nº 839/2003,  de  15  de  outubro  de  2003. Altera dispositivos da Lei Municipal nº 755/02,     de    19    de dezembro de 2002 que    “ institui o plano de carreira do magistério público municipal e dá outras providências”. Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital.

 

DIDÁTICA – Comum a todos

Conteúdo:

1) Educação e Sociedade. 2) Bases filosóficas, psicológicas e sociológicas da educação. 3) Teóricos da Educação eTeorias de Aprendizagem. 4) Currículo. 5) Planejamento na Prática Educativa. 6) Papel do Professor. 7) Avaliação e Fracasso Escolar. 8) Educação Popular.

Referências Bibliográficas:

- ALVAREZ, Mendez, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artes Médicas.

- BECKER, Fernando et alli. Aprendizagem e Conhecimento Escolar. Pelotas: EDUCAT, 2002.

- LACERDA, Catarina Augusta de Oliveira Pasin de; LACERDA, Milton Paulo de. Adolescência: problema, mito ou desafio. Petrópolis: Vozes, 1998. 

- DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1999.

- FISCHER, Nilton B. Educação e Classes Populares. Porto Alegre: Mediação.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra, 1996.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra,1987.

- HARGREAVES, Andy; EARL, Lorna; RYAN, Jim. Educação para a mudança: recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2001. 

- MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

- MORIN; Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

- NEVES Iara Conceição (org.). Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2001.

- OUTEIRAL, José O. Adolescer: Estudos sobre Adolescência. Porto Alegre: Ates médicas, 1994.

- PERRENOUD, Ph. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens-entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

- PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

- SACRISTÁN, J. Gimeno; GOMEZ, A. I. Peres. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

- SALVADOR, César Coll. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

- SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas de unidade conteúdo/ método no processo pedagógico. São Paulo: Autores Associados, 1998.

- SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

- VASCONCELOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem. São Paulo: Liberta, 1994.

- ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para currículo escolar. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

- ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

 

PROFESSOR DE ARTES

Conteúdo:

Todo o conteúdo das obras a seguir relacionadas:

Referências Bibliograficas:

- ARCHER, Michael. ARTE CONTEMPORÂNEA - Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes.

- BARBOSA, ANA Mãe. A Imagem no ensino da Arte. São Paulo: Perspectiva.

- Enciclopédia Multimídia, 500 Anos de Pintura Brasileira - Multimídia Cedic.
- FERRAZ, Maria Heloisa C. T., FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do Ensino da Arte. Cortez.
- GOMBRICH,E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC SA.
- MARTINS, Miriam Celeste, PICOSQUE, Giza, GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino da Arte. FTD.
- PILLAR, Analice Dutra (org.). A Educação do Olhar no Ensino das Artes. Porto Alegre: Mediação.
- PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. São Paulo: Ática.
- REVERBEL, Olga. Um caminho do Teatro na Escola. Scipione.
- TREVISAN, Armindo. Como Apreciar Arte. Porto Alegre: Unipron.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : arte /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC /SEF, 1998.

 

PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Conteúdo:

1) A Vida no Nível da Célula: Organização básica de células procarióticas e eucarióticas: estrutura e função das substâncias orgânicas e inorgânicas que compõem os seres vivos; Metabolismo celular; Reprodução sexuada e Embriologia. 2) A Continuidade da Vida: Hereditariedade e a natureza do material hereditário:  As bases moleculares da hereditariedade. Fundamentos da Genética. Processos de evolução: Teorias da evolução; Causas genéticas da variabilidade; Seleção e Adaptação; Isolamento reprodutivo e formação de novas espécies; Genética de Populações; Origem e evolução da espécie humana. 3) A Diversidade da Vida.  Vírus: Estruturas, ciclo de vida e patologias relacionadas. Monera, Protista e Fungi : Características gerais e aspectos básicos da reprodução; Importância ecológica e econômica; Prevenção das principais doenças humanas. Plantas: Características gerais dos principais grupos de plantas; Evolução das plantas e adaptações morfológicas e reprodutivas ao ambiente; Organização morfológica básica, crescimento, desenvolvimento e reprodução das Angiospermas. Animais: Características gerais e hábitat dos principais grupos de animais; Evolução dos animais e comparação dos principais grupos quanto à alimentação, locomoção, respiração, circulação, excreção, osmorregulação e reprodução; Animais parasitas do ser humano: ciclos de vida e medidas profiláticas; Animais urbanos e suas relações com os humanos; Estrutura básica e fisiologia dos sistemas do corpo humano; Nutrição e desnutrição; Reprodução Humana e regulação neuro-endócrina; Doenças sexualmente transmissíveis; Constituição do pensamento humano. 4) Os Seres Vivos e o Ambiente: Populações, comunidades e ecossistemas; O fluxo energético e os ciclos da matéria nos ecossistemas; Dinâmica das populações; Ecossistemas aquáticos; Ecossistemas terrestres; Características gerais dos principais tipos de ecossistemas brasileiros. Ecologia humana: O crescimento da população humana como fenômeno histórico; As atividades humanas e as alterações provocadas nos ecossistemas; A utilização dos recursos naturais; O problema da geração de resíduos sólidos em excesso: a reciclagem e o tratamento adequado dos resíduos e seus efluentes; O problema do esgoto e o tratamento da água; A genética e clonagem: aspectos éticos, ecológicos e econômicos; Saúde: indicadores; determinantes sociais; a importância do controle ambiental, do saneamento básico, da vigilância sanitária e epidemiológica e dos serviços de assistência à saúde. 5) Relações entre o Ensino das Ciências e a concepção de Ciência: a história do desenvolvimento e construção do conhecimento científico, tecnológico, seus procedimentos metodológicos e suas influências no Ensino das Ciências. 6) Metodologias no Ensino das Ciências e a organização da prática educativa. 7) Abordagens contextualizadas com enfoque interdisciplinar de questões polêmicas contemporâneas relacionadas às discussões de desequilíbrios ambientais e ecológicos, de qualidade de vida, de saúde pública, das relações entre tecnologia e sociedade e de outras questões recorrentes às ciências, amplamente veiculadas pelos meios de divulgação científica e comunicação social. 8) Parâmetros Curriculares Nacionais.

 Referências Bibliográficas:

- AMABIS, J. M. e MARTHO, G. R. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 1994.

- BARROS, C.;  PAULINO, W.R. Física e química. São Paulo: Ática, 1997.

- EL-HANI, C.N.; VIDEIRA, A. A. P. O que é vida? para entender a biologia do século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

- FELTRE, Ricardo. Química. v. 1, 2 e 3. Moderna.

- MORIN, E. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2002.

- PERRENOUD, P. Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

- REVISTA CIÊNCIA HOJE - SBPC (Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência).

- SONCINI, M.; CASTILHO JR., M.  Biologia.  Coleção Magistério, 2º grau, Série Formação do Professor, São Paulo: Cortez, 1991.

- WEISSMANN, H. A didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília : MEC / SEF, 1998.

 

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo:

1) Educação Física e Sociedade: A importância da Educação Física. A Educação Física na Sociedade. A Escola como instituição social. 2) Educação Física no processo ensino-aprendizagem: Planejamento e sua evolução. Aspectos psico-sociais. Metodologia. Seleção de conteúdos. 3) A Educação Física no Currículo Escolar: Desenvolvimento da Aptidão Física ou Reflexão sobre a cultura corporal. 4) Educação Física Escolar: na direção da Construção de uma Nova Síntese. 5) Metodologia do Ensino da Educação Física: a Questão da Organização do Conhecimento e sua Abordagem Metodológica. Avaliação do Processo Ensino Aprendizagem em Educação Física. Objetivos da Educação Física escolar. O jogo na Educação Física escolar. 6) Cultura popular e a Educação Física. 7) Educação Física inclusiva. 8) Educação Física e alfabetização. 9) Domínios do comportamento humano e o movimento. 10) Aspectos biológicos do desenvolvimento e o movimento humano.  11) O processo de desenvolvimento motor: Desenvolvimento hierárquico de habilidades e o processo de aprendizagem motora: das habilidades básicas às específicas. 12) Desenvolvimento cognitivo e suas implicações na atividade motora. 13) Desenvolvimento afetivo – social e suas implicações na educação física no ensino de 1º grau. 14) A criança e a psicanálise. 15) O esporte, a criança e o adolescente. Esportes, jogos e atividades rítmicas e expressivas: Características sócio-efetivas, motoras e cognitivas; Jogo cooperativo; Perspectivas educacionais através do lúdico; Regulamentos e regras; Atividades em geral. 16) Educação Física e dança. 17) Educação Física para todos. 18) O esporte infantil. 19) Psicossociologia do vinculo esporte-adulto-crianças e adolescentes. 20) A criança, o jovem e a competição esportiva. 21) Motivação para atividade física e esporte. 22) Pedagogia do esporte e os jogos coletivos. 23) Aspectos fisiológicos do crescimento e do desenvolvimento. 24) Talento esportivo. 25) Processo de treinamento a longo prazo. 26) Lesões e alterações osteomusculares na criança e no adolescente atleta. 27) Anatomia Humana: Aspectos gerais do corpo humano; Sistemas; Princípios biológicos básicos do treinamento esportivo; Socorros e Urgências no esporte. 28) Parâmetros Curriculares Nacionais.

Referências Bibliográficas:

- ARRIBAS, TERESA LLEIXÁ. A Educação Física dos 3 aos 8 anos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

- CASTELLANI FILHO, L. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

- COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

- DANTE DE ROSE JR. Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência: Uma abordagem multidisciplinar.  Porto Alegre: Artmed, 2002.

- FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione,1989.

- MARCELINO, N.C. Pedagogia da Animação. Campinas: Papirus,1990.

- REINALDO SOLER.  Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003. 

- TANI, G.; MANOEL,E.J.; KOKOBUN,E.; e PROENÇA, J.E. Educação Física escolar; Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp/ EPU, 1998.

- TOLKMITT, Valda Marcelino. Educação física numa concepção sociointeracionista - de 5ª a 8ª série. Curitiba: Módulo, 1996.

 - BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de 5ª a 8ª séries. v. Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Conteúdo:

Todo o conteúdo da bibliografia que segue:

Referências Bibliograficas:

- BIANCHINI, Edwald & PACCOLA, Herval. Matemática 2º Grau. v. 1, 2 e 3. Moderna.

- FERNANDEZ, Vicente Paz & YOUSSEF, Antônio Nicolau. Matemática para o 2º Grau. Scipione.

- GIOVANI, José Ruy. & BONJORNO, José Roberto. Matemática-Uma nova abordagem. FTD SA.

- GENTIL, MARCONDES, GRECO, BELLOTTO, SERGIO. Matemática para o 2º Grau. Atlas.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília : MEC / SEF, 1998.

 

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

Conteúdos:

1) “Geografia: Uma Análise do Espaço Geográfico”: Capítulo 1: Introdução à Cartografia: - A ciência da Cartografia;  A importância dos Mapas;  Elementos básicos de um mapa; A polêmica entre as projeções de Mercator e Peters; ; As representações topográficas;  Novas tecnologias cartográficas; A representação do espaço em diferentes linguagens. Capítulo 2: As forças da natureza;  A estrutura interna da Terra; O movimento da crosta terrestre: a deriva continental e a tectônica de placas;  A descoberta da movimentação das placas;  Tipos de movimentos das placas;  Os agentes do relevo;  Formas de relevo; Capítulo 3: Solos e sua degradação; Terra: um recurso finito; O que é solo?

A degradação acelerada dos solos; Capítulo 4: Alterações Atmosféricas;  Uma questão que fascina o homem; A atmosfera terrestre;  Tipos climáticos;  O aquecimento de água no Pacífico; O precário equilíbrio.Capítulo 5: A questão da água;  Um problema mundial;  A hidrosfera;  A disponibilidade de água-uma crescente ameaça; Propriedades físicas da água;  A origem da água na Terra; A vida nos oceanos;  As correntes marítimas;  A água no século XXI; Capítulo 6: Desmatamento; O avanço sobre as matas nativas;  As principais formações vegetais;  Tipos de desmatamentos;  Desertificação;  Biodiversidade;  Biotecnologia. Capítulo 7: Os recursos naturais;  Conceituação básica e sua relação com a Geologia;  Recursos Naturais e o Desenvolvimento Sustentável;  Os recursos energéticos;  As principais fontes energéticas do Globo;  As fontes alternativas de energia. Capítulo 8: A Nova Ordem Econômica Mundial; O panorama econômico;  O poder na virada do milênio;  O papel da economia dos EUA no mundo;  Outros países ricos;  As economias emergentes;  O caso particular da China;  Regendo a economia mundial: o FMI, o Banco Mundial e o G7;  O processo da globalização;  A terciarização e a terceirização;  A nova economia. Capítulo 9: A Atividade Industrial;  Os fatores de localização e de desenvolvimento industrial;  A indústria Hi-Tech;  A nova localização espacial da indústria;  Os novos países industrializados (NIPs);  Os grandes problemas da nova industrialização;  A transferência de tecnologia ou Know-how. Capítulo 10: O mundo globalizado;  O comércio mundial e a OMC;  Uma radiografia do comércio mundial; A China e o comércio mundial;  Os blocos econômicos ou Megamercados;  A Internet e o comércio mundial;  A dinâmica dos transportes e a globalização; A revolução nos transporte;  O transporte da informação; Capítulo 11: A agricultura e a pecuária;  A importância e a evolução da atividade agrária;  Conceitos básicos em agricultura;  A economia agrícola dos países desenvolvidos e não desenvolvidos;  A modernização do campo;  A revolução verde;  A biorrevolução a questão da fome;  A pecuária. Capítulo 12: A urbanização mundial;  A definição de cidade;  A origem das cidades;  A expansão urbana;  As aglomerações urbanas;  Os contrastes da urbanização do Terceiro Mundo;  A rede urbana;  As cidades globais;  As megacidades;  A urbanização;  Os problemas ambientais urbanos. Capítulo 13: A geografia da População Mundial;  Seis bilhões;  Os países mais populosos do mundo; A distribuição espacial da população; Conceitos básicos e terminologia específica sobre o crescimento demográfico;  O crescimento demográfico mundial;  A estrutura etária da população;  A questão do envelhecimento populacional; De Malthus à Teoria da Transição Demográfica;  As migrações e sua influência na organização do espaço mundial;  Grandes fluxos migratórios internacionais;  Os reflexos das migrações;  A estrutura econômica setorial;  Índice de desenvolvimento humano (IDH)

2) Geografia: Paisagem e Território; Geral e Brasil.: Morfodinâmica; Capítulo 1:  O tempo profundo; Capítulo 2: A placa sul-americana; Capítulo 3: O modelado brasileiro;  A linguagem da Geografia.  Insolação; Capítulo 4: A dinâmica climática; Capítulo 5: A biosfera e os ecossistemas; Capítulo 6: A dinâmica climática do Brasil;  Capítulo 7:Os ambientes naturais brasileiros;  A linguagem da Geografia;  Capital:  Capítulo 8: Desenvolvimento e Subdesenvolvimento; Capítulo 9: A globalização e os blocos econômicos;  Capítulo 10: O modelo econômico brasileiro;  Capítulo 11: O Brasil e o Mercosul;  A linguagem da Geografia.  Tecnologia; Capítulo 12:O meio tecnocientífico. Capítulo 13: A produção do espaço industrial;  Capítulo 14: O espaço industrial brasileiro;  Capítulo 15: Agricultura e meio ambiente; Capítulo 16: A economia rural brasileira;  A linguagem da geografia. Redes;  Capítulo 17: Redes de transportes; Capítulo 18:  Redes de comunicações e cidades globais;  Capítulo 19: A rede urbana brasileira; A linguagem da Geografia.   Energia;  Capítulo 20: Produção e consumo de energia;  Capítulo 21: As políticas energéticas no Brasil;  Capítulo 22: Urbanização e meio ambiente;  A linguagem da Geografia. Trabalho: Capítulo 23:  A transição demográfica; Capítulo 24:Tecnologia e emprego; Capítulo 25: O mercado de trabalho no Brasil; Capítulo 26:  Exclusão social e pobreza;  A linguagem da Geografia. Política; Capítulo 27: Estado, nação e nacionalismo;  Capítulo  28: Brasil: território e nação;  Capítulo  29: Planejamento regional no Brasil;  Capítulo 30: A política internacional e o meio ambiente; A linguagem da Geografia. 3.Geografia Geral - O espaço natural e socioeconômico: Unidade 1- A Geografia e seu objeto de estudo; Unidade 2- O espaço natural e o espaço modificado pela humanidade; Unidade 3- A organização do espaço e o panorama político e socioeconômico contemporâneo; Unidade 4- Dinâmica populacional e urbanização; Unidade 5- Espaço da produção e da circulação mundial; Unidade 6- Meio ambiente e poluição (todos os capítulos). 4)Geografia Geral e do Brasil;  Unidade 1- Um planeta azul; Capítulo 1- O princípio; Capítulo 2- O tempo geológico. Capítulo 3- Formas da superfície- Fascínio antigo. Capítulo 4- O planeta com sede; Capítulo 5- Clima; Capítulo 6- Vegetação; Unidade 2- Geopolítica; Capítulo 7- Os espaços geográficos ao longo da história; Capítulo 8- Início de uma nova era; Capítulo 9- O mundo sem fronteiras; Capítulo 10- Principais focos de tensões; Unidade 3- População; Capítulo 11- A população mundial; Capítulo 12- A estrutura da população; Capítulo 13- A população brasileira; Unidade 4- O urbano e o rural; Capítulo 14- O mundo urbano; Capítulo 15- Indústria; Capítulo 16- fontes de energia; Capítulo 17- O mundo rural; Capítulo 18- A economia globalizada; Unidade 5- Os principais atores; Capítulo 19- Estados Unidos da América; Capítulo 20- Canadá; Capítulo 21- União Européia; Capítulo 22- Japão; Capítulo 23- Rússia; Capítulo 24- As economias emergentes. 5) Parâmetros Curriculares Nacionais.

Referências Bibliográficas:

- COIMBRA, Pedro e TIBÚRCIO, José Arnaldo M. Geografia: Uma Análise do Espaço Geográfico. Harbra.

- MAGNOLI, Demétrio e ARAUJO, Regina. Geografia: Paisagem e Território - Geral e Brasil. Moderna.

- COELHO, Marcos de Amorim, TERRA, Lygia. Geografia Geral - O espaço Natural e Socioeconômico. Moderna.

- MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil. Harbra.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/ SEF, 1998.

 

PROFESSOR DE HISTÓRIA

Conteúdo:

1) PRË-HISTÖRIA: Características socioeconômicas dos períodos da Pré-História. 2) HISTÓRIA ANTIGA: Civilização Egípcia. Principais características da estrutura socioeconômica e política. A religiosidade e seus reflexos na cultura egípcia. Civilização Hebraica. Localização geográfica. Principais características socioeconômicas e culturais. Civilização Grega. Os tempos arcaicos: estrutura social e política de Atenas e Esparta. Os tempos clássicos: Guerras Médicas, Guerra do Peloponeso, a cultura (teatro, filosofia, arquitetura, religião). O período helenístico: características políticas e culturais. Civilização Romana. A cultura romana: principais características do direito romano e sua contribuição para a História, literatura e arquitetura. 3) HISTÓRIA MEDIEVAL: Alta Idade Média na Europa: a formação, influências e características do modo de produção feudal (estrutura sociopolítica e econômica) Baixa Idade Média na Europa: O renascimento comercial e urbano do século XI, suas características e reflexos na formação da sociedade capitalista. As Cruzadas - causas e conseqüências para a sociedade ocidental. A cultura medieval, principais características da educação, filosofia e arquitetura. 4) HISTÓRIA MODERNA: A expansão marítima e a Revolução Comercial, o Mercantilismo e a ocupação da América. O Renascimento Cultural, principais características, fases, manifestações e expoentes da literatura, escultura, pintura, ciências; países envolvidos no processo cultural renascentista. A Reforma religiosa, causas, idéias de Lutero, expansão pela Europa. A Contra-Reforma, características e conseqüências deste movimento para a Europa e outras regiões do mundo. O Absolutismo, teorias que embasaram os governos absolutistas. A América espanhola e a América inglesa, características e contrastes. O movimento iluminista, principais características e expoentes, influências deixadas. O processo de independência dos Estados Unidos, causas e reflexos. 5) HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA: A Revolução Francesa, O contexto sociopolítico e econômico da França às vésperas do movimento, causas imediatas, principais características de cada etapa. O governo de Napoleão Bonaparte, fases, características e reflexos dentro da Europa. A Revolução Industrial, características do processo de industrialização, o início na Inglaterra; o desenvolvimento tecnológico e as conseqüências para a Europa e o mundo. Principais características das doutrinas socialistas. O imperialismo do século XIX, o neocolonialismo na Ásia, África e Oceania, principais características. Primeira e Segunda Guerra Mundial, O contexto sócio, político e econômico europeu às vésperas dos dois movimentos, o envolvimento de países de outros continentes, conseqüências de cada uma das guerras para o mundo. A Revolução Russa, causas, objetivos, características socioeconômicas dos governos de Lênin e Stalin. Conflitos do Oriente Médio, causas, países envolvidos. A nova ordem econômica internacional, características da globalização capitalista, composição dos novos blocos econômicos e suas conseqüências sócio-econômicas e políticas para o mundo. 6) HISTÓRIA DO BRASIL: Brasil colonial, A descoberta e a ocupação do Brasil como reflexo do contexto mercantilista europeu (economia e administração); a crise do sistema colonial e o processo de independência (movimentos de revoltas). Brasil monárquico, a economia cafeeira, o regime parlamentarista, a Guerra do Paraguai. Brasil republicano, causas da decadência da Monarquia, características da Constituição de 1891, o coronelismo, movimentos populares, governo de Getúlio Vargas, o golpe militar de 1964. 7) Parâmetros Curriculares Nacionais.

Referências Bibliográficas:

- ALENCAR, Francisco e RIBEIRO, Marcus Vinício. Brasil Vivo. v. 1 e 2. Petrópolis: Vozes, 1996.

- COSTA, Luís César Amad e MELLO, Leonel Itaussu A. História do Brasil. Scipione.

- PILETTI, Nelson, PILETTI, Claudino. História e Vida. v. 1 e 2. Ática.

- PILETTI, Nelson. História do Brasil. Ática.

- VICENTINO, Cláudio. História Memória Viva. v. 1 e 2. Scipione.

- VICENTINO, Cláudio. História Geral. Scipione.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : história / Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília : MEC / SEF, 1998.

 

PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Conteúdo:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual das palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal. Colocação Pronominal e crase. 5) PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: uso do porquê, que/quê, onde/aonde, mal/mau, senão/se não, ao encontro de/de encontro a, afim/a fim, demais/de mais, a/há, acerca de/há cerca de, ao invés de/em vez de, à-toa/à toa, dia-a-dia/dia a dia, tampouco/tão pouco, mas/mais, a par/ao par, cessão/sessão/secção/secção e uso do hífen. 6) Parâmetros Curriculares Nacionais.

Referências Bibliográficas:

- ANDRÉ, Hildebrando A. de. Curso de Redação. Moderna.

- FARACO e MOURA. Gramática. Ática.

- FAVERO, Lionor Lopes; KOCH, Ingedore G. Villaça. Lingüística Textual: introdução. Cortez Editora.

- LIMA, Rocha. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Livraria José Olympio.

- MACHADO, Irene A. Literatura e Redação. Scipione.

- NICOLA, José de.; INFANTE, Ulisses. Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa.

- OLIVEIRA, Edison de.; LUZZATTO, Sagra. Todo o mundo tem dúvida, inclusive você.

- PASQUALE e ULISSES. Gramática da Língua Portuguesa. Scipione.

- ERNANI E NICOLA. Gramática, Literatura e Redação. Scipione.

- PASCHOALIN e SPADOTO. Gramática. FTD.

- SARMENTO, Leila Luar. Oficina de Redação. Moderna.

- VALENTE, André. Aulas de Português - Perspectivas inovadoras. Vozes.

- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. . Brasília : MEC/SEF, 1998.

 

TELEFONISTA/RECEPCIONISTA

 

PORTUGUÊS

Conteúdo:

1) LEITURA E ANÁLISE DO TEXTO: compreensão do texto, significado contextual de palavras e expressões. Sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Coesão, clareza e concisão. Vocabulário. 2) FONÉTICA E FONOLOGIA: letra/fonema. Classificação dos fonemas. Encontros vocálicos e consonantais. Dígrafo. Divisão silábica, acentuação gráfica e ortografia. 3) MORFOLOGIA: classes gramaticais: classificação e flexões. Estrutura e formação de palavras. 4) SINTAXE: introdução à sintaxe (frase, oração e período). Termos da oração. Período simples e composto. Pontuação. Concordância Verbal e Nominal. Regência Verbal e Nominal e crase. 5) PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: uso do porquê, que/quê, onde/aonde, mal/mau, senão/se não, ao encontro de/de encontro a, afim/a fim, demais/de mais, a/há, acerca de/há cerca de, ao invés de/em vez de, à-toa/à toa, dia-a-dia/dia a dia, tampouco/tão pouco, mas/mais, a par/ao par, cessão/sessão/secção e uso do hífen.

 

LEGISLAÇÃO E CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Conteúdos:

Técnicas de recepção: 1) Atendimento ao público interno e externo. 2) Formas de tratamento de autoridades e público em geral 3) Elementos da comunicação: Emissor, receptor. 4) Correspondência Oficial – documentos e/ou  modelos utilizados. 8) Recepção e distribuição da correspondências 9) Capacidade de empatia. 9) Inviolabilidade do sigilo das comunicações.

Atendimento e utilização do telefone: 1) O telefone e os sistemas telefônicos. 2) CPA – central de Processamento armazenado – CPCT - Centrais Privadas de Comutação Telefônica. 3) A voz e suas funções. 4) Fraseologia adequada. 5) Uso e Manuseio de lista telefônica; 6) A numeração telefônica. 7) Procedimento para ligações interurbanas e internacionais, ligações a cobrar. 8) O fax e a secretária eletrônica. 9) Telefonia móvel celular. 10) Atendimento ao público interno e externo. 11) Organização de Fichários/Agendas. 12) Uso adequado, conservação e manutenção de equipamentos.

Legislação .

Referências Bibliográficas :

 - LEI Nº 10.741, DE 01/10/2003  - Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.  Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm

- LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm

- LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

- LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Versão eletrônica no site  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8142.htm

- Lei Municipal n° 1.041/90 e alterações –  (Art. 151 a 182) – Regime Juridico Único dos Servidores Municipais. Disponível da Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, endereço constante no item 2.5.7 deste Edital.

- Lista Telefônica – Telelista comercial atual - BrasilTelecom

- Outros manuais, livros e apostilas com os conteúdos indicados


 

ANEXO II - CONCURSO PÚBLICO

FORMULÁRIO DE RECURSO

 

Para

Objetiva Concursos Ltda

PORTO ALEGRE – RS

 

CONCURSO PÚBLICO (nome do órgão e cidade) ________________________________

NOME DO CANDIDATO: ____________________________________________________

CARGO: ___________________________________ Nº de INSCRIÇÃO:_______________

 

TIPO DE RECURSO - (Assinale o tipo de Recurso)

 

(  )

(  )

(  )

(  )

CONTRA INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÃO

CONTRA GABARITO DA PROVA OBJETIVA

CONTRA RESULTADO PROVA PRÁTICA

CONTRA RESULTADO PROVA TÍTULOS

 

Ref. Prova objetiva

Nº da questão:  ________

Gabarito oficial: ________

Resposta Candidato: ___

 

Justificativa do candidato – Razões do Recurso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Reproduzir a quantidade necessária. Preencher em letra de forma ou digitar e entregar este formulário em 02 (duas) vias, uma via será devolvida como protocolo.

 

Data: ____/____/____

 

 

Assinatura do candidato                                             Assinatura do Responsável p/ recebimento


 

ANEXO III

RELAÇÃO DE TÍTULOS

 

 

(a cargo da Banca)

 

 

Cargo: ____________________________________________ Nº da inscrição: _______

 

Nome do candidato: _______________________________________________________

 

CONCURSO PÚBLICO (nome do órgão e cidade) _______________________________

RELAÇÃO DE TÍTULOS ENTREGUES

Campos preenchidos pelo candidato

(deixar em branco)

Nº de horas

Histórico / Resumo

Pré – pontuação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação: Preencher em letra de forma ou digitar nos campos destinados ao candidato, entregar este formulário em 02 (duas) vias, conforme Edital.

 

Declaro, para os devidos fins e sob as penas da lei, que possuo como requisito de habilitação para o cargo de inscrição o curso: _____________________  (concluído ou em andamento), cujo comprovante estou anexando à presente relação, estando ciente de que o mesmo não será utilizado para pontuação na prova de títulos.

 

Data: ____/____/____

 

assinatura do candidato                              Assinatura do Responsável p/ recebimento


 

ANEXO IV

REQUERIMENTO – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 

Concurso Público: __________________ Município/Órgão: _______________________

 

Nome do candidato: _______________________________________________________

 

 Nº da inscrição: _______________ Cargo: _____________________________________

 

Vem REQUERER vaga especial como PESSOA COM DEFICIÊNCIA, apresentou  LAUDO MÉDICO com CID (colocar os dados abaixo, com base no laudo):

 

Tipo de deficiência de que é portador: _________________________________________

 

Código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID ______________

Nome do Médico Responsável pelo laudo: _____________________________________

 

(OBS: Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres)

 

 

Dados especiais para aplicação das PROVAS: (marcar com X no local caso necessite de Prova Especial ou não, em caso positivo, discriminar o tipo de prova necessário )

 

(   ) NÃO NECESSITA DE PROVA ESPECIAL e/ou TRATAMENTO ESPECIAL

 

(  ) NECESSITA DE PROVA ESPECIAL (Discriminar abaixo qual o tipo de prova necessário)

_______________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________

É obrigatória a apresentação de LAUDO MÉDICO com CID, junto a esse requerimento.

 

(Datar e assinar)

 

 

________________________________________________

assinatura